THE FASHION T'S

Fashion. Make. Beauty. More.

Anos 40

Leave a comment

O que fazer quando a maioria dos tecidos das suas roupas está em falta? Essa é a pergunta que muitas mulheres dos anos 40 tiveram que responder. Responder não, reinventar toda uma moda. Durante a Segunda Guerra Mundial, a maioria das fábricas de commodities pararam de fabricar seus produtos originais e passaram a ajudar na guerra, com produtos bélicos no lugar. Tecidos também estavam inclusos e, por isso, a maioria das mulheres (tirando as muito ricas) tiveram que achar outra solução para a vestimenta.

O estilo proveniente da década anterior era menos rebuscado que o dos anos 20, mas ainda tinha algum refinamento. Depois de 1929 e a crack da bolsa de NY, tudo ficou mais dificil; a moda da época precisou se adaptar ao momento, que vigorou até o começo da guerra. Silhuetas femininas, com as cinturas marcadas, era o jeito que as mulheres encontraram para tirar o peso masculino dos looks militares que tinham pra vestir. Sim, como não tinham tecidos nobres, elas tiveram que apelar para os de seus maridos, filhos e assim por diante.

Ok. Introdução feita, vamos direto à 2013. Muitas grifes trouxeram a década de 40 para as passarelas. Prada, Bottega Veneta, Gucci, Dior, Marc by Marc Jacobs e Carolina Herrera são exemplos de como uma época pode ter uma releitura tão linda. Adoro quando isso acontece, pois vejo que não é necessariamente o estilo em si, mas sim nuances, silhuetas, detalhes. Não é ser pin up, fazendo alusão às pessoas que se vestem literalmente assim. É pegar a cintura marcada, com cinto pesado, e misturar com uma blusa anos 80! Peguei alguns exemplos do Lookbook.nu, meu grande parceiro, de meninas que fizeram suas produções inspiradas nos anos 40 e algumas imagens dos desfiles citados. Tem também os ícones dos anos 40, Lauren Bacall, Ingrid Bergman, Veronica Lake e Katherine Hepburn. Bora ver tudo isso e babar?

This slideshow requires JavaScript.

Beijos,

Tainá Goulart

 

Advertisements

Author: Tainá Goulart

Sinapses

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s