THE FASHION T'S

Fashion. Make. Beauty. More.

Não desisti e valeu a pena!

Leave a comment

Oie seus lindos, demorei mais voltei xD

Vamos então direto ao assunto, que dessa vez é Perception.

Perception é uma série criminal americana, que foi criada por Kenneth Biller, Mike Sussman e produzida pela ABC Studios. Foi ao ar pela primeira vez em 09 de julho de 2012, trazendo no papel principal do excêntrico neuropsiquiatra Dr. Daniel Pierce o ator (lógico que gatinho) Eric McCormack. Por enquanto, conta apenas com uma temporada, mas a segunda já foi confirmada e tem sua estreia marcada para 2013.  A série retrata como Dr. Pierce ajuda o FBI a resolver casos. Pierce é um reconhecido neuropsiquiatra e se envolveu com o FBI por causa de sua amiga (ex aluna) Agent Kate Morett. O essencial da série é como Daniel resolve os crimes: ele é esquizofrênico paranoico, e suas “alucinações”, os seus “amigos imaginários”, o ajudam a organizar melhor suas ideias, a prestar mais atenção em certos detalhes e, assim, perceber melhor do que os outros a verdade dos casos. Em cada episódio, uma figura alucinatória o ajuda a resolver o crime. Essa figura pode ser tanto um personagem histórico como alguém envolvido no crime, e lógico que os conhecimentos de psiquiatria do Dr. também são envolvidos na história e o ajudam.

Um teaser para vocês ficarem curiosos:

Quando eu comecei a assistir a série, achei que ela preencheria a lacuna que Awake (ainda falarei dessa série por aqui) tinha deixado. Crimes, neuropsiquiatria, alucinações… Parecia que a série seria bem bacana, mas quando se pensa bem, séries criminais com consultores, os quais possuem algum diferencial que faz com que eles sejam indispensáveis para o fechamento de casos, não é algo nada novo, nem inovador (Exemplos: Numb3rs, The Mentalist, Medium, The Listener, sem contar as séries que envolvem psicologia e crime como Criminal Minds e Lie To Me). Infelizmente os amigos imaginários de Dr. Pierce não convenceram, apesar de todos os 5 minutos iniciais e os 5 minutos finais de cada episódio serem sensacionais, os outros 35 minutos cansam, além (lógico) do fato de Daniel usar o casaco igualzinho ao personagem Sherlock Holmes, na serie Sherlock da BBC da Inglaterra. Ou seja, aquela gola levantada, dando ar de “sou foda” para o personagem, irrita demasiadamente.

Mas pera aí, não desista da série ainda! Apesar de tudo, se você tiver paciência, ela não é tanto tempo perdido assim. Esqueça a ideia que você vai aprender conceitos e teorias da psiquiatria e foque-se na alucinação “fixa” de Dr. Pierce: Natalie Vicente (interpretada por Kelly Rowan. Saudades, The OC). Essa alucinação é quase como uma amiga/psicóloga para ele: é com ela que ele divide todas suas aflições, é dela que ele ouve conselhos, existe claramente uma dependência de Daniel em relação à presença de Natalie, e é o que vai se desenvolver entre os dois nos últimos capítulos que vale a série. E também é muito interessante ver as manias que uma pessoa esquizofrênica possui, e como Daniel lida com isso. Então, se você consegue superar sete episódios chatinhos (porque o primeiro também é válido), eu aconselho: assista, pois Natalie vale a pena!

Uma observação a ser feita também é em relação à doença esquizofrenia. De acordo com o livro “Cinema e Loucura, conhecendo os transtornos mentais através dos filmes” de J. Landeira-Fernadez e Elie Cheniaux, a pessoa que possui o transtorno esquizofrenia não tem alucinações que envolvem ao mesmo tempo visão e audição. É normalmente apenas um dos dois sentidos, ou seja, não seriam possíveis as alucinações que Dr. Daniel Pierce costuma ter. Porém, de acordo com muito estudiosos da psicologia, tudo é possível, então vai do telespectador dar crédito ou não a narrativa.

Apesar de tudo, eu aconselho assistir Perception. Até o próximo post, seus lindos.

(Os personagens principais: Agente Kate, Dr. Daniel Pierce, o ajudante Max e a alucinação Natalie)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s