THE FASHION T'S

Fashion. Make. Beauty. More.

Apresentação + Top 3

Leave a comment

Olá, leitores do The Fashion T’s! Este é o meu primeiro post aqui e, vou confessar, não fui capaz de ser original o bastante para mostrar quem eu sou e conseguir fugir de um post de apresentação. Então, vamos lá: meu nome é Vanessa Souza, sou estudante de jornalismo e amante de cultura de um modo geral, mas aqui no blog vou falar mais sobre cinema.

Minha relação com a sétima arte é, de certa forma, nova. Até não muito tempo atrás, eu só tinha contato com comédias e dramas dignos de sessão da tarde e isso não me chamava tanto a atenção. Mais ou menos em 2007, por algum motivo que não me vem à memória, eu assisti Volver, do espanhol Pedro Almodóvar, e me apaixonei.

Depois desses cinco anos buscando por obras que me emocionassem, surpreendessem ou simplesmente divertissem, encontrei filmes incríveis que tenho vontade de rever sempre. Para vocês terem uma idéia do que vem por aí na minha coluna (ou para procurar na locadora da próxima vez que vocês passarem por uma), escolhi três longas que me marcaram.

 

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain, 2001)

Sim, eu sei. É uma escolha bastante clichê, mas eu não podia deixar de fora este clássico do francês Jean-Pierre Jeunet. É talvez o melhor exemplo do bordão “ame ou odeie”, já que, até hoje, não encontrei quem fosse só indiferente ao filme. Um dos aspectos mais marcantes dele é a fotografia, que usa as cores vermelho e verde se contrastando em muitas cenas e, às vezes, alguns detalhes em azul para suavizar os cenários. A história mostra a busca da tímida Amélie pelo amor, de forma poética e sonhadora, quase irreal, mas ainda assim de um modo muito belo em meio a uma das mais características trilhas sonoras do cinema. O longa foi indicado a cinco categorias no Oscar de 2002, incluindo melhor filme estrangeiro e melhor roteiro original.

 

Fale com Ela (Hable com Ella, 2003)

Talvez não seja o filme mais famoso do Almodóvar aqui no Brasil, mas é o que eu mais gostei entre os que eu já vi (quase todos). A história gira em torno de Benigno, um enfermeiro que se apaixona por uma aluna de ballet. Depois de ela sofrer um acidente e entrar em coma, o destino faz com que justamente ele cuide do caso. Outra história se cruza com essa: o jornalista Marco freqüenta o mesmo hospital por causa da sua namorada, uma toureira que também entrou em coma. Falando só isso, parece um enredo banal, mas a cada cena o longa fica mais e mais surpreendente. Quando for assistir, preste atenção ao nome de Benigno, que diz bastante sobre a personalidade dele – mesmo sendo algo questionável. Ganhador do Oscar de melhor roteiro original em 2003 e do Globo de Ouro de melhor filme de língua estrangeira em 2002.

 

A Partida (Okuribito, 2008)

A maioria das pessoas pode até não saber, mas o cinema japonês tem muita tradição e qualidade, sendo considerado por críticos um dos melhores do mundo. Neste longa de Yōjirō Takita, a história retratada é a de Daigo Kobayashi, um homem recém-casado que perde seu emprego de violoncelista quando sua orquestra se desfaz. Para conseguir sobreviver, ele e a mulher vão para a cidade natal de Daigo. O único emprego que ele consegue é o de ‘preparar’ os mortos para serem enterrados, o que é considerado nojento por sua esposa. O filme é uma viagem pelos rituais da cultura japonesa através de uma história emocionante e bem contada. A Partida ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2009.

 

Como três é um número muito pequeno e injusto para se escolher de filmes (mas também o mais viável para este post não ficar enorme e cansativo), aqui vão algumas menções honrosas: Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, Sonhando Acordado (os dois do francês Michel Gondry), A Vida dos Outros (do alemão Florian Henckel von Donnersmarck) e O Segredo dos Seus Olhos (do argentino Juan José Campanella).

Sobre que filmes vocês querem ler aqui no The Fashion T’s? Deixem sugestões!

Leave a Reply

